Homens e mulheres de qualquer faixa etária podem apresentar problemas sexuais, embora seja mais comum apresentar alguma dificuldade sexual com o passar do tempo.
No homem as dificuldades mais comuns são :
insuficiência erétil e a ejaculação precoce ou prematura.
Já nas mulheres os problemas sexuais mais comuns :
inibição do desejo sexual, dificuldade com a excitação e a anorgasmia que é a dificuldade ou impossibilidade de atingir o orgasmo, assim como os transtornos relacionados a dor na relação sexual.
Todos estes problemas sexuais podem ocorrer desde o início do relacionamento sexual do casal ou aparecer depois de um determinado tempo de relacionamento. Temos que levar em consideração vários fatores para compreender um problema sexual no casal, como a saúde física e mental de ambos, uso de medicamentos, estilo de vida, o relacionamento conjugal. Se existem conflitos, como está a comunicação , rotina do casal ,se na correria de todos os papéis que desempenham como pais, profissionais,casa,
lazer, hobby, amizade , vida social
etc…se tem espaço para uma vida íntima prazerosa ou de alguma forma foram deixando de lado o investimento no tempo para a intimidade.
Temos que levar em consideração a qualidade do relacionamento a longo prazo para poder compreender os sintomas sexuais que possam estar ocorrendo no casal, para poder auxiliar no resgate de uma vida sexual prazeroso e feliz!