A falta de desejo sexual é uma das principais causas de problemas conjugais.
O Desejo Sexual é a primeira resposta sexual dentro do ciclo de resposta sexual humana.(desejo, excitação e orgasmo)
Desejo é a energia vital que nos faz ter atração, envolvimento e vínculo.
O desejo não funciona da mesma forma para todas as pessoas. Para alguns a libido vem de um pensamento, fantasia e para outros vem de um olhar, existem também os que precisam de tato e até mesmo de palavras ao pé do ouvido, há também aqueles que precisam dispor dos 5 sentidos voltados para a sexualidade para sentir desejo. (leiam o post anterior sobre desejo sexual responsivo)
Mas temos que saber que tem pessoas que estão com o desejo conectado a outros interesses; como esporte, carreira, arte e não estão com a energia vital voltado para desejo sexual.
E o desejo sexual baixo, inibido, bloqueado ou ausente pode ocorrer com homens e mulheres, embora ainda aja uma prevalência maior nas mulheres .
E pode ter causas físicas ou psíquicas.
A depressão assim como os antidepressivos podem inibir o desejo. Outras medicações também podem interferir, como hipertensivos, alguns
anticoncepcionais orais, ansiolíticos e outros.
Problemas hormonais dependendo de que momento do ciclo de vida que a mulher se encontra, principalmente no climatério podem interferir na libido sexual.
Problemas do relacionamento conjugal e educação repressora também interferem.
Assim como problemas sexuais da parceira também pode interferir na libido.
Existem muitos aspectos que podem interferir no desejo sexual e que um médico(a) urologista, ginecologista, psiquiatra ou psicólogo(a) clínica que tenham especialidade em sexualidade humana podem fazer uma avaliação-diagnóstica e propor um tratamento adequado para desbloquear o desejo sexual resgatando uma vida sexualmente feliz.